JORGE RODRÍGUEZ-AGUILAR NA EXPOSIÇÃO ‘ARTE EM CAMPO’

O estádio Paulo Machado de Carvalho, famoso Complexo Esportivo do Pacaembu em São Paulo, receberá o evento Arte em Campo, entre os dias 10 e 17 de Dezembro.

Jorge Rodríguez-Aguilar, representante da Galeria Eduardo Fernandes no evento, apresenta uma escultura parte da série “Cartografias Para Um Futuro Incerto”.

O trabalho, fruto de sua pesquisa o desmatamento e o poder de resiliência da mata, baseia-se em cartografias imaginarias e regiões afetadas pela latente expansão da humanidade sobre esses espaços naturais. Busca uma possível sobrevida artística dos galhos que foram cortados e descartados. De forma simbiótica, usa de referências estéticas das crenças de origem animista exaltam o aspecto sagrado e monumental da natureza.

Instalada no campo de futebol, a obra serve como uma proposta de contemplação que difere do lugar usual do espectador dos eventos esportivos para uma atitude mais ativa do fruidor de arte. Um convite para ver a obra a partir do lugar onde os atletas olham para o público.

Materialmente, a obra e composta de fragmentos vindos de diferentes espécies de árvores que se interligam formando novos caminhos/conexões/passagens. Novas soluções para a forma rígida que se torna mais maleável, cai, desvanece e volta para o solo, seu lugar de origem.

Outros importantes artistas brasileiros e internacionais participam com esculturas e videoinstalações que estão distribuídas nos mais de 10.400 m² e ocupam o gramado, as quadras de tênis, ginásio poliesportivo e piscina, espaços ao ar livre ou amplos e arejados.

A aproximação entre arte e esporte representa não só uma despedida antes de o estádio fechar os portões para as obras de restauração, mas também define o tom do projeto de modernização.

A iniciativa da concessionária Allegra Pacaembu e da produtora cultural VIVA Projects, e conta com expografia de Alvaro Razuk em colaboração com RADDAR, escritório de arquitetura liderado por Sol Camacho e parceria com 25 galerias de arte e 53 artistas.

O evento será gratuito, aberto ao público, com agendamento online.

Informações

Ocupação “Arte em campo”

Onde: Estádio Pacaembu (entrada pela Praça Charles Miller)

Quando: 10 a 17 de dezembro

Horário: 10h às 18h

Estacionamento: Rua Capivari, s/n, portão 23, R$ 25,00

Entrada: Grátis (agendamento prévio pela plataforma Sympla)