FERNANDO ARIAS | ARTBO - FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE DE BOGOTÁ

23 a 26.11.23

 
 
 
 

Fernando Arias participou da ARTBO (Feria Internacional de Arte de Bogotá), dos dias 23 a 26 de novembro com a potente obra: “En caso de emergencia rompa el vidrio”.

A obra suscita uma reflexão profunda sobre a urgência da crise atual: a emergência climática. Um vidro que nos separa de um espaço vazio convida-nos a quebrá-lo em caso de emergência. A imagem daquele vidro evidencia a perspectiva exclusivamente antropocêntrica a partir da qual contemplamos a nossa realidade. O “nada” por trás do vidro representa a ausência de ação concreta diante da realidade que se desvanece diante dos nossos olhos.

Ao declarar uma emergência, apagam-se responsabilidades e procura-se uma solução sem se preocupar com a sua origem. No entanto, é crucial quantificar a influência humana no clima e reconhecer que cada ação conta. É imperativo que, para além da declaração de emergência global, identifiquemos quem e como irá agir para resolver este desafio. A atenção deve estender-se às instituições que possuem o poder de enfrentar a emergência de forma eficaz e não se concentrar exclusivamente nos indivíduos.