VICENTE DE MELLO | PEQUENAS PEDRAS POLIDAS — AZULEJARIA

14.06.22

O grid modular oferecido pelos azulejos, organiza, amplia e distorce desenhos - constituindo-se num ambiente virtual onde as ideias se expandem ganhando paredes, atestando fenômenos, construindo paisagens, questionando usos e distorcendo convenções.”
— Yuri Quevedo
 
 
 
 

Vicente de Mello, artista representado pela galeria, participa da exposição 'Pequenas Pedras Polidas — Azulejaria no acervo do Sesc e outras coleções', no Sesc Santo André, com curadoria de Yuri Quevedo.

Uma extensa pesquisa sobre a produção da azulejaria, material visto tanto na arte quanto na arquitetura, como um “saber fazer” tradicional do Brasil, resultou em 'Pequenas Pedras Polidas'.

Com cerca de 50 obras, 28 pertencentes à coleção Sesc de Arte, a exposição, apresenta artistas identificados com o modernismo e nomes contemporâneos, que refletem principalmente o acervo da casa.

Na mostra, os grandes painéis em azulejaria são representados em fotos, enquanto serigrafias, desenhos e estudos indicam modelos para aplicação em grandes superfícies. Há ainda trabalhos em que os artistas utilizam o azulejo como tela; e outros, nas composições de suas pinturas, fotografias e técnicas de impressão.

O artista apresenta o trabalho 'Pli selon pli', obra composta por um conjunto de azulejos. O título evoca a peça homônima de Pierre Boulez, composta entre 1957 e 1962. A sonoridade da peça sugeriu ao artista uma sequência fotográfica de postes de iluminação em Varsóvia, na Polônia. Observados contra um céu neutro, esses objetos se reduzem a um traço, parecendo desenhos. O painel torna-se uma espécie de partitura musical errática, propondo uma modulação de formas com diversos ritmos, como nos painéis de azulejos de Athos Bulcão.